Roberto Gurgel de Oliveira Filho foi exonerado do cargo de delegado-geral da Polícia Civil de  nesta terça- (16), com publicação no DOE-MS (Diário Oficial do Estado). Gurgel assumiu o cargo em fevereiro de 2022, logo depois da exoneração de Adriano Garcia, após o escândalo em que o delegado se envolveu ao atirar nos pneus do carro de uma jovem de 24 anos, durante uma briga de trânsito.

A publicação detalha que a exoneração foi a pedido de Roberto Gurgel. No lugar de Gurgel foi nomeado o delegado Lupérsio Degerone Lucio.

Conforme consta na publicação do DOE, a  de Lupércio passa a valer a partir desta terça-feira. “NOMEAR LUPERSIO DEGERONE LUCIO como Delegado-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, em conformidade com o estabelecido no art. 12 da Lei Complementar nº 114, de 19 de dezembro de 2005, com redação dada pela Lei Complementar nº 140, de 22 de dezembro de 2009, com efeito a partir da data da publicação.”

Lupérsio atuou em  assumindo a Delegacia Regional da Polícia Civil em janeiro de 2015, depois de ter sido titular da 1ª DP por dois anos. Na época, substituiu o atual Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, que deixou o comando da delegacia regional para ser secretário de Estado.

Antes de assumir a chefia-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul em fevereiro de 2022, Roberto Gurgel estava na Acadepol, quando teve sua dispensa publicada para assumir o cargo de delegado-geral naquele ano.