WWW.RADIOWEBIVINHEMA.COM.BR

noticias949 Seja bem vindo ao nosso site RadiowebIvinhema.com.br!

Brasil

ustiça Cobrança de exame de HIV em concurso dos bombeiros no Rio é suspensa Decisão é da 7ª Vara de Fazenda Pública da Capital Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter Share on Linkedin Publicado em 28/04/2023 - Por Douglas Corrêa - Re

Publicada em 28/04/23 às 18:08h - 10 visualizações

RadiowebIvinhema.com.br


Compartilhe
Compartilhar a noticia ustiça Cobrança de exame de HIV em concurso dos bombeiros no Rio é suspensa Decisão é da 7ª Vara de Fazenda Pública da Capital  Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter Share on Linkedin  Publicado em 28/04/2023 -  Por Douglas Corrêa - Re  Compartilhar a noticia ustiça Cobrança de exame de HIV em concurso dos bombeiros no Rio é suspensa Decisão é da 7ª Vara de Fazenda Pública da Capital  Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter Share on Linkedin  Publicado em 28/04/2023 -  Por Douglas Corrêa - Re  Compartilhar a noticia ustiça Cobrança de exame de HIV em concurso dos bombeiros no Rio é suspensa Decisão é da 7ª Vara de Fazenda Pública da Capital  Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter Share on Linkedin  Publicado em 28/04/2023 -  Por Douglas Corrêa - Re

Link da Notícia:

ustiça Cobrança de exame de HIV em concurso dos bombeiros no Rio é suspensa Decisão é da 7ª Vara de Fazenda Pública da Capital  Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter Share on Linkedin  Publicado em 28/04/2023 -  Por Douglas Corrêa - Re
 (Foto: RadiowebIvinhema.com.br)

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro obteve, nesta quinta-feira (27), decisão liminar na Justiça que determina que o Estado do Rio de Janeiro e o Instituto Social de Desenvolvimento Universal (IUDS) suspendam a exigência do exame de sorologia para HIV do concurso público que foi aberto para preencher cargos para soldado e 3º sargento no Corpo de Bombeiros Militar (CBMERJ). A prova está marcada para este domingo (30).

Na decisão, o Juízo da 7ª Vara de Fazenda Pública da Capital reconheceu os direitos das pessoas portadoras do vírus HIV. “É certo que o cargo a ser provido no concurso, o de soldado do Corpo de Bombeiros, exige a aptidão física do candidato. Contudo, o simples fato de o candidato ser soropositivo não demonstra, por si só, a inaptidão para o exercício das atribuições do cargo.”

De acordo com a ação civil pública ajuizada pelo MPRJ, a entrega do resultado do exame médico de sorologia para HIV, como requisito obrigatório para a admissão dos candidatos aos cargos públicos, trata-se de ato discriminatório e, portanto, inconstitucional. 

Na ação civil pública, a Promotoria requer que o Estado se abstenha de fazer tal exigência nas inspeções admissionais, bem como na realização de saúde periódica dos integrantes do serviço ativo.

Em nota, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) informou que o estado do Rio ainda não foi intimado. "Assim que for notificada, a Procuradoria Geral do Estado vai avaliar as providências jurídicas a serem adotadas no processo”, diz o texto.

Edição: Juliana Andrade




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (99)9999-9999

Visitas: 496444
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - RadiowebIvinhema.com.br